api-link-aio
v0.5.3
Published
As classes de integração de API com Retry Pattern são uma abordagem para centralizar a implementação de chamadas de uma API com a biblioteca Axios, adicionando o conceito de classe por integração e o padrão de retry.
Readme
Classes de Integração de API com Retry Pattern
As classes de integração de API com Retry Pattern são uma abordagem para centralizar a implementação de chamadas de uma API com a biblioteca Axios, adicionando o conceito de classe por integração e o padrão de retry.
Funcionalidades
Essas classes oferecem as seguintes funcionalidades:
Encapsulamento: As classes encapsulam a lógica de integração com uma API, permitindo uma implementação centralizada, organizada e reutilizável.
Retry Pattern: O padrão de retry é implementado nas classes, permitindo que as chamadas de API sejam automaticamente refeitas em caso de falha, de acordo com uma política de retry configurável.
Autenticação: Foram criadas classes com diferentes mecanismos para gestão automatizada de autenticação, como por exemplo, a classe
BearerApique gerencia automaticamente a obtenção e renovação de tokens de autenticação do tipo Bearer.
Benefícios
Ao utilizar essas classes de integração de API com Retry Pattern, os desenvolvedores podem obter os seguintes benefícios:
Simplificação da implementação: As classes abstraem a complexidade da chamada de API, manutenção de autenticação e aplicam o padrão de retry, tornando a implementação mais simples e direta.
Reutilização de código: As classes podem ser facilmente reutilizadas em diferentes partes do código, evitando a duplicação de código e promovendo a modularidade.
Maior robustez: O padrão de retry ajuda a lidar com falhas temporárias de rede ou indisponibilidade do serviço, aumentando a robustez da aplicação.
Métodos
Todos os métodos restful são herdados ao estender qualquer uma das classes disponíveis. São eles:
get(url, config?)post(url, data, config?)put(url, data, config?)patch(url, data, config?)delete(url, config?)options(url, config?)head(url, config?)
Como usar a biblioteca
- Instalação: Para começar a usar a biblioteca CNAB, você precisa instalá-la em seu projeto. Você pode fazer isso usando o gerenciador de pacotes de sua preferência, como npm ou yarn.
npm install brunnofoggia/api-link-aio-js- Importação: Após a instalação, você pode importar as classes de integração de API com Retry Pattern em seu código.
// o nome para importação é 'api-link-aio' sem '-js' ao final do nome
import { PublicApi, BearerApi, BasicAuthTokenApi } from 'api-link-aio';- Utilização: Agora você pode criar classes de integração e utilizá-las para fazer chamadas de API.
Para uma API Pública: Public Api
Para uma API autenticada por Bearer Token: Bearer Api
Para uma API com "basic auth": Basic Auth Token Api
